Quem nunca andou em uma máquina dessas deve se perguntar: mas como funciona a transformação da energia elétrica em energia mecânica?
Uma moto elétrica de 1500W, 2000W, 3000W, 4500W pode ter o mesmo desempenho de motos a combustão?
Qual a diferença dos dispositivos de uma moto elétrica para moto tradicional?
Essas perguntas e algumas outras rondam a cabeça de quem está procurando entender o futuro da mobilidade. Mas vamos por partes para entender melhor como tudo isso funciona.
O assunto vem percorrendo cada vez mais, sustentabilidade, vantagens no baixo custo, fácil manutenção e muitos outros aspectos de vantagens tem feito muitos brasileiros repensarem seus conceitos sobre a moto elétrica. O número dos adeptos vem subindo e a curiosidade de quem vê pela primeira vez vem aumentando.
São várias potências diferentes de motos elétricas: 1500w, 2000w, 3000w...
As motos elétricas não são classificadas por CC (cilindrada) ou CV (cavalos de potência) como as motos à combustão, elas são classificadas pela potência do seu motor elétrico medido em W (watts), equivalente a um joule por segundo, ou para os mais atualizados nos assuntos motociclístico: um Nm/s (newton-metro por segundo).
Hoje em dia ainda é difícil equiparar a potência de uma moto elétrica às motos tradicionais, pelo simples fato de elas serem muito diferentes. Os motores elétricos são diferentes dos motores à combustão, principalmente com relação a força. O arranque de uma moto elétrica tem o desempenho da potência máxima do seu motor, então logo ao mínimo toque do acelerador você pode experimentar toda a potência do motor.
Foto: MotoRede
A bateria das motos elétricas pode afetar na potência do motor, logo, quanto mais energia - ou quanto mais completa estiver sua bateria - mais potência você terá em seu motor. Com a bateria totalmente carregada você poderá desempenhar 100% do motor, a potência nominal que ele está projetado para desempenhar.
Portanto, sempre recomendamos aos nossos clientes andar com a bateria 100%. Temos a vantagem das baterias serem de lítio, fator muito importante pois assim não possui aquele efeito memória, e a bateria não vicia. Sendo assim, o motociclista consegue sempre desempenhar a potência total do motor.
Atualmente existem diversos motores disponíveis no mercado. Usualmente são destinados da seguinte forma: 250W para bicicletas elétricas, 350W para os patinetes, e para scooters e motos elétricas tem 1500W, 2000W, 3000W e 4500W.
A Super Soco desfila suas scooters com potência entre 1200W a 4500W, com motores Bosch ou Super Soco.
Na primeira experiência com motos elétricas o condutor já se surpreende com o motor elétrico. Não só pelas inúmeras qualidades e vantagens, mas também, por garantir a máxima RPM do motor já no primeiro toque do acelerador. A Super Soco TC ou TSx por exemplo, com motor Bosch de 3000W tem um torque de 140 Nm, que é equivalente a 14,2 Kgf.m, mais que uma moto à combustão de 1000 cilindradas.
A tecnologia está avançando muito e o futuro da mobilidade vem se mostrando presente nessas super máquinas. As vantagens são inúmeras. Motores Bosch e Super Soco, baterias de íons-lítio... somos o futuro das ruas, das estradas e da locomoção mundial.
Fontes:
Eu estava mesmo querendo entender como comprar uma escot potente, aqui eu descobri o que eu precisava saber obrigado.
Olá, talvez vcs possa me ajudar.. comprei uma scooter chopper 2000w mas o que deixa muito a desejar, tinha uma de 3000w que era bem forte e não me incomodava, mas ai veio a fiscalização e tive que vender, sabe se posso trocar esse motor por um de 3000W somente a parte interna? https://youtube.com/shorts/KFdvPBGtABg?feature=shareNesse canal está o motor. Saberia me falar qual motor posso pegar?
Queriam um motor de 2000w